Biosul - Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul Biosul - Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul

Bioenergia

Açúcar

O açúcar é resultado do processo de industrialização da cana, do qual também se obtém o álcool, o vinhoto e o bagaço. Começou a ser produzido no Brasil logo após seu descobrimento, com uma produção que não só se adaptou completamente às nossas terras, como também foi sua atividade de maior destaque durante muito tempo. Desde 1950 o País é o maior produtor de açúcar do mundo.

Originalmente um luxo, sendo comercializado como uma especiaria, o açúcar está de tal maneira integrado ao dia-a-dia das pessoas que se torna difícil imaginar viver sem ele. Seu uso mais comum é na culinária, onde a utilização do produto é largamente empregada principalmente em doces, sobremesas, bebidas e confeitaria. Pode ser usado também na preservação de alimentos de maneira similar ao sal.

Nos últimos anos a área plantada de cana-de-açúcar no Mato Grosso do Sul (MS) aumentou em quase 11%. Nas safras de 2010/2011 o resultado foi de 1,3 milhões de toneladas de açúcar. Com o crescimento da produção garantido para os próximos cinco anos, o MS demonstra potencial para o investimento por parte do setor sucroenergético e lucro para as empresas já instaladas.